HÁ 150 ANOS SENDO "CHAMADOS DE VÁRIAS CULTURAS E CONSAGRADOS PARA A MISSÃO..." . Venha e Junte-se a nós!

Translator (tradutor)

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETOS SOCIAIS CICM

Campanha da Fraternidade:  fraternidade e saúde pública
VIDA E SAÚDE

" Que a saúde se difunda sobre a terra"
(cf.Eclo. 38,8 )
Uma boa alimentação contribui para a saúde do organismo. Existem inúmeros tipos de alimentos que contribuem para uma manutenção da vida saudável. A Juli e a Dayane se dedica todos os sábados para cuidar o nosso quintal, um pequeno espaço que temos, mas é muito útil para plantar um tipo de alimentação que nos ajuda para ter vida saudável e também economizar os nossos gastos nas compras de verduras e frutas.
Esse é o nosso estilo de vida, incluímos também de melhorar as relações em casa, nas comunidades e no trabalho que contribui para ter vida saudável.







PROJETOS SOCIAIS VÃO CONTINUANDO E NASCENDO NA PARÓQUIA
Na sua carta no Dia Universal da Missão o Papa Bento XVI escreve assim: “ Desinteressar-se dos problemas temporais da humanidade significaria : ignorar a doutrina do Evangelho sobre o amor ao próximo que sofre ou que se encontra em necessidade; não estaria em sintonia com o comportamento de Jesus...”
Nossa cidade, Nova Iguaçu, onde CICM já trabalha desde 1963, embora ao longo dos anos em bairros e paróquias diferentes, está crescendo cada vez mais. E embora que os grandes bairros emanciparam e se tornaram novos municípios, nossa cidade continua sendo a maior concentração populacional ao redor de Rio de Janeiro aproximando novamente o número de um milhão de habitantes. Cabuçu é um bairro na periferia de Nova Iguaçu nesta Baixada Fluminense. E´ali que estou morando e pastoreando, desde Julho 2009, concretamente na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Além da Igreja Matriz mais 11 comunidades estão sendo acompanhadas. Se anteriormente estava trabalhando como missionário “pioneiro” na paróquia vizinha em Marapicu, agora pela primeira vez desde cheguei no Brasil em 1973, me vejo numa paróquia bem antiga e organizada. Em 2009 celebrou seu jubileu de 50 anos de vida. Na minha vida missionária no Brasil esta mudança significa uma experiência nova. Mesmo que a vida Eclésia e pastoral está bem encaminhada e animada por um grande número de boas lideranças antigas e novas, novos desafios não param de surgir ou mesmo os do passado necessitam de uma nova abordagem.
A Paróquia está localizada na periferia da cidade. Além de um pequeno centro comercial, a maioria dos bairros ainda necessitam de infra-estruturas básicas: ruas sem esgotos, sem asfaltos, repletos de casinhas inacabadas das famílias dos trabalhadores.
Uns 40 anos atrás padres de Maryknoll que atuaram na Paróquia acharam necessária a construção de uma escola para garantir ensino. De primeiro concentrado em cursos profissionalizantes para jovens e adultos e em outras épocas somente ensino básico. Assim nasceu o CPC, Colégio Profissionalizante de Cabuçu. Um prédio com todas as dependências necessárias para funcionar como escola: 7 salas, um salão maior, cozinha, secretaria, banheiros, quadra de esporte. Ao longo dos anos houve profundas modificações dentro desta escola ligada desde seus inícios à Paróquia. Visto o crescimento do bairro, novas escolas municipais, estaduais e particulares surgiram e o CPC começou a passar por dificuldades. Tentativas para voltar às origens do projeto foram feitas mas sem grande êxito. Quando cheguei em 2009 na Paróquia o empreendimento de uma escolinha baseiada na base de um voluntariado estava por encerrar. Aí surgiu a grande questão: o que fazer com este prédio, com o colégio que durante dezenas de anos marcou profundamente a vida escolar da população juvenil do bairro... 23
Logo percebi que um grande desafio para nossa juventude mais carente continuou existir: oportunidades para adquirir uma profissão, de modo particular uma profissão de cunho mais técnico. Escolas profissionalizantes técnicas nesta área da periferia não há.
O bispo diocesano apoiou a busca de novas propostas para este antigo colégio da paróquia que não deixou de ser um patrimônio valioso da diocese.
Foram iniciados contatos com um ONG que está atuando já por 25 anos na diocese . O ONG “Casa do Menor” é um projeto que um padre Italiano, Renato Chierre, iniciou num outro bairro popular da cidade. O objetivo do projeto é a recuperação de jovens vítimas do vício da droga. A casa oferece a estes jovens carentes, possibilidades de experimentar uma vida familiar segura e feliz, vivida em pequenos núcleos, baseados numa educação adequada e numa espiritualidade cristã, preparando deste modo um novo futuro para estes jovens. Cursos profissionalizantes bem variados fazem parte desta formação integral. Ao longo destes anos a Casa do Menor, se tornou uma respeitada referência para o Grande Rio. Centenas de jovens conseguiram se refazer, se formar profissionalmente e abrir novas perspectivas para vida futura.
Depois de várias conversas em diferentes níveis, o Padre Renato, se interessou e considerou providencial a utilização do prédio para ampliar mais ainda o seu projeto em particular na sua dimensão de escolarização profissionalizante para a juventude da nossa área. O antigo CPC foi rebatizado em Centro Profissionalizante N.Sra de Fátima.
O projeto está se organizando e esperamos que terá o mesmo êxito e empenho como em outros bairros de algumas grande cidades onde a Casa do Menor está atuando.
No mês de Maio se iniciaram os primeiros cursos: vendedor de autopeças, construção civil, estética e beleza (curso de cabeleireiro) e fabricação de flores emborrachadas.
Outro projeto novo na Paróquia está nascendo. O nosso confrade congolense, Beto que trabalhou no passado na Paróquia adquiriu de uma senhora idosa uma casinha no centro do Bairro. Neste espaço a paróquia realizou um trabalho no campo de saúde, o tal de tratamento bio-energético. Como tudo tem seu valor mas também o seu tempo de existência, esta experiência se encerrou. Com o conselho paroquial, pensamos como dar um novo destino a esta casa antiga que realmente precisava primeiro de reformas profundas. Surgiu a idéia de oferecer a população um espaço onde crianças, jovens, adultos e casais conseguissem terapias a preços populares. (na cidade as remunerações são altas demais para nossa população...) E assim, com o apoio de duas psicólogas, Katia e Cleide, já atuando dentro destas perspectivas e filosofia em outros lugares, conseguimos iniciar também este projeto novo, na casa que recebeu o novo nome de “Casa, Vida com Saúde N.Sra de Fátima”.
No mesmo sentido a irmã Philó, missionária ICM que se formou em direito, e mais um voluntário leigo oferecem a população carente consultadoria judicial em questões de família, trabalhistas (de modo especial de empregadas domésticas) e outros conflitos que afetam os direitos do consumidor. Os honorários também estão num patamar bem popular.
A paróquia está revitalizando a Pastoral da Criança com a formação de novos líderes que iniciarão este lindo serviço em mais 3 comunidades da Paróquia. Salvar a vida dos pequeninos de famílias carentes e cuidar do seu crescimento saudável até a idade de seis anos, é objetivo desta pastoral. A saudosa fundadora Doutora Zilda Arns, que foi vitimada 24
no terremoto terrível de Haiti, por ocasião de mais um trabalho de fundação, continua a inspiradora de milhares de voluntários e líderes. Num curso de sete sábados, os novatos se animaram para adquirir os conhecimentos e a pedagogia necessários para se aperfeiçoar no seu serviço : educação com ensinamentos de primeiros socorros, prevenção de doenças, tratamentos simples mais eficientes através de por exemplo soro caseiro, informação e acompanhamento preciso do crescimento dos bebês e crianças, através de uma alimentação adequada, e suplementar com o leite forte e multi-mixtura, que os voluntários preparam com os ingredientes doadas. Pelo pesagem mensal das crianças é verificado na presença das mães, o crescimento dos pequeninos. Tudo é registrado e devidamente organizado e passados os dados para o escritório central da Pastoral em Curitiba (Paraná). Os líderes não deixam de dar preciosas orientações às mães, em geral bastante carentes em matéria de conhecimentos básicos de corpo humano e de higiene.
Em parceria com a Prefeitura, em dois períodos por semana, umas oitenta senhoras da terceira idade venham se exercitar cuidando da saúde física, instruídos por um professor, que com muito jeito consegue animar as idosas para uma hora de dança e ginástica leve.
Dona Nice, coordenadora
Assim terão uma vida mais saudável e várias delas se solidarizam com a Pastoral da criança, especialmente no dia do papai Noel.
Finalmente, deve ser mencionado um trabalho social educativo que o ONG “AVICRIS” realiza num bairro da Paróquia e recebe o apoio da Comunidade. No sitio Natureza Viva bem organizado, Roberto e Fabiano, educadores, fazem um trabalho formativo de acompanhamento de crianças de famílias carentes da região. Crianças entre 6 e 14 anos, na faixa etária do ensino básico, ali recebem uma formação humana cristã ecumênica, enquanto os pais estão no seu trabalho. Há lazer, esporte, reforçamento de certos disciplinas escolares, e oficinas ocupacionais como artesanato, informática e horta comunitária. A turma da manha termina com um almoço e a da tarde com um lanche reforçado. Os responsáveis da ONG, semanalmente procuram arrecadar nas empresas e supermercados principalmente no Rio de Janeiro, os mantimentos necessários.
Todas estas experiências são tentativas de valorizar a vida dos menores e abandonados porque cremos na Palavra de Jesus que continua sendo proclamada: ”Eu vim para todos tenham vida e vida em abundância.” Trabalhos pastorais sociais efetuados num espírito ecumênico são respostas adequadas a uns desafios da nossa Baixada.
Pe Bernardo Masson, cicm

Nenhum comentário:

Postar um comentário